Confissões de um Pastor da Reformissão

Autor: Mark Driscoll 

Sinopse

Esta é a história do nascimento e desenvolvimento da inovadora Mars Hill de Seattle, uma das igrejas que mais cresce na América, em um dos campos missionários mais difíceis do país. Também é a história do amadurecimento de um pastor, dos erros que cometeu ao longo do caminho e da obra e graça de Deus em sua vida apesar destes erros. A igreja emergente missional de Mark Driscoll atravessou um caminho de pedras desde seu início, até ser uma igreja frequentada por milhares de jovens semanalmente. Com um humor contagiante, humildade e candura, Driscoll relata os erros, frustrações e a pura loucura de tentar construir uma igreja fiel ao Evangelho de Cristo dentro de uma cultura altamente pós-cristã e ao faze-lo, não teme alfinetar algumas vacas sagradas das igrejas tradicionais, contemporâneas e emergentes. Cada capítulo discute, além das duras lições aprendidas, princípios e práticas que funcionaram e que podem ser aplicados ao ministério qualquer que seja o tamanho de sua igreja. Para isso, o livro traz também questões para discussão e um apêndice com outros recursos. 

Download não disponível

A virada

Sinopse

Jay Austin quer vender carros usados da pior maneira... e é assim mesmo que ele negocia na sua loja. Promete muito mais do que pode cumprir e faz qualquer coisa para vender um carro. Sua atitude manipuladora se manifesta em todos os seus relacionamentos. Até sua esposa e seu filho sabem que não podem confiar nele. Mas Jay passa a trabalhar na restauração de um modelo clássico conversível e começa a ver que Deus está se esforçando para recupera-lo. Ao encarar a realidade de como ele se comporta de verdade, Jay Austin vive uma grande reviravolta: aprende a honrar a Deus nos negócios, nos relacionamentos, na sua vida toda!

Assista o trailer aqui

O paganismo da amizade cristã

No meio cristão, em geral, existe a forma de amizade mais pagã possível. E que forma de amizade é essa? É a daquele que ama moralmente. Amar moralmente significa amar enquanto a pessoa se comporta como a gente.
Se ela for diferente ou se tornar diferente, ou mesmo tiver um comportamento diferente, mesmo que tal coisa seja apenas na área particular e privada ou envolva apenas uma decisão de foro íntimo, nesse dia, tal pessoa perderá todos os seus “amados”, pois era amada apenas moralmente. Para esses, o irmão é o igual, e o próximo é apenas aquele que lhe é semelhante.
Jesus mandou amar até o inimigo, quanto mais o diferente! Além disso, Ele disse que amar os q nos amam e tratar bem os que nos tratam bem é apenas um comportamento pagão, posto que é assim que qualquer pagão, minimamente, trata um ao outro.
Jesus disse que deveríamos buscar amar e ser amigos do jeito do Pai Celeste, que é bom para com maus e bons, e derrama Graça sobre todos. Acontece que entre os cristãos, em geral, não se alcança nem mesmo o nível pagão. A sociedade pagã é capaz de aceitar e defender o diferente, mas a igreja não é.
Enquanto este “pequeno detalhe” for assim, os cristãos não terão o respeito da humanidade, posto que até os bárbaros os superam no trato de uns para com os outros. O cristão, como é, não passa de ser o bebê da humanidade.
No dia que o cristão amar a todos os homens e for misericordioso para com todos os homens, e não se separar de outros cristãos apenas porque eles se expressam de modo diferente – nesse dia a sociedade que nos cerca verá a nossa luz, e glorificará o nosso Pai Celestial.


Gilberto Gadini, via Pavablog

Sexualidade & Reformissão

Autor: Mark Driscoll 

Sinopse

O autor mostra o plano de Deus para a sexualidade, fala sobre o ensino sobre a sexualidade no meio cristão, sabedoria e temor do Senhor, sobre levar os pecados sexuais seriamente a Deus, o que é pornografia, sobre a masturbação, razões práticas e argumentos teológicos contra a masturbação, trás perguntas e respostas, entre outros assuntos.

O fazendeiro e Deus

Sinopse
Um fazendeiro muda-se para a África do Sul com a família e sofre uma série de perdas que julga ser incapaz de superar.
Com amizades insólitas e intervenção divina providencial, ele descobre o verdadeiro propósito da sua vida e uma crença inabalável no poder da fé.
A história de vida comovente de um homem que, assim como suas batatas, desenvolve as raízes da fé, que só se tornam visíveis quando chega a hora da colheita.

Assista o trailer aqui


Desafiando Gigantes

Desafiando Gigantes conta a história de um treinador (Grant Taylor) que há seis anos está à frente do time de futebol americano Shiloh Eagles, e nunca levou sua equipe às finais. O fracasso invade sua casa, quando descobre que não pode ter filhos com a esposa. Ao mesmo tempo, Grant descobre que pode ser demitido. É quando ele ora a Deus e recebe a mensagem de um visitante inesperado. Nesse instante, o treinador irá desafiar tudo e todos, a fim de provar que Deus lhe deu coragem e força para vencer.

                             Clique para assistir online

Gente como gente deve ser

Dia destes estava tentando ver se lembrava do nome de meu bisavô. Descobri que não faço idéia de quem foi, o que fazia, como era, etc. Ele existiu, mas foi esquecido, e na verdade dentro de um pouquinho de tempo também eu terei sido… Será que só eu penso nestas coisas? Será que só eu tenho vontade de fazer algo para não desaparecer da face da Terra sem deixar vestígios de minha passagem? É humano buscar um jeito de permanecer. O registro bíblico conta de Absalão, que ciente do alto risco (concretizado) de morrer jovem, decidiu fazer algo para não ser esquecido.
Absalão tinha levantado um monumento para si mesmo [...] dizendo: “Não tenho nenhum filho para preservar a minha memória”. Por isso deu à coluna o seu próprio nome. Chama-se ainda hoje Monumento de Absalão. (2 Samuel 18.18)
Parece que a idéia do moço não funcionou lá muito bem. Ele tentou conquistar um reino (puxando o tapete do pai) e passar para a história construindo uma auto-homenagem. Para investir em algo que dure para a Eternidade, é bom investir no que continuará na Eternidade: gente.
Cristianismo é uma questão de gente. Começou com o Ser Supremo e Absoluto sobre tudo e todos, Deus, tornando-se gente; e como gente, o apóstolo Paulo chama Jesus de “varão perfeito”, traduzido maravilhosamente pelo Pr. Ariovaldo Ramos: “gente como gente deve ser”. Isto porque, depois da Queda, cada um de nós se desumanizou – tornou-se menos gente. Mas, tendo Jesus se feito gente, obedeceu até o fim e morreu por amor de… gente. E tem passado estes últimos dois milhares de anos chamando gente, reconstruindo por meio de seu Espírito cada um daqueles que atendem seu chamado, transformando-nos de novo em gente como gente deve ser. É um processo (garanto que no meu caso estou longe de ser como deveria). Cristo está sendo formado em nós, diz Paulo.
Quer fazer algo que dure para a Eternidade? Cuide de gente em nome de Jesus, e deixe marcas de amor que permanecerão para toda Eternidade.


Miguel Herrera, via: Bereia Blog 

Como se livrar de um mau casamento

Autor: Carlos Catito Grzybowski

Sinopse

Há momentos na vida em que tudo parece perdido dentro de casa. Sentimos que perdemos o controle dos filhos; estes se sentem abandonados por nós, acusando-nos de trabalhar demais. De repente, achamos que não conhecemos mais nosso cônjuge, com quem vivemos há tantos anos. Entramos em crise. Pensamos em voltar para a “casa do papai”, embora já estejamos quase na meia-idade. Percebemos o ridículo da idéia. Mas ela está lá. Queremos desistir da vida de adultos. Síndrome de Peter Pan. Sentimo-nos falidos. Sentimos nossos sonhos familiares, relacionais, falidos. Nessa hora, Como se Livrar de Um Mau Casamento pode nos ajudar. Seu texto nos infunde concreta esperança —uma esperança informada: lança luz sobre nossas mazelas familiares, luz essa apoiada em análises e conselhos que podem mudar nossa forma de ver nossa própria situação. Muitas vezes, é só o que precisamos: uma nova ótica para nossos processos mentais já viciados e zangados. Um jeito de lançar um novo olhar sobre nossas dificuldades e potenciais.

O peregrino

Sinopse
O filme “O Peregrino – Uma Jornada Para o Céu” é uma adaptação moderna do maravilhoso e clássico livro de John Bunyan. É provavelmente a história de fantasia mais conhecida de todos os tempos! O clássico foi considerado uma obra prima ao redor do mundo, foi publicado em mais de 100 línguas e é o livro mais lido do mundo depois da Bíblia.

Assista o trailer aqui



Vamos esclarecer as coisas!



Os tempos ficarão difíceis, não para a Igreja Evangélica, mas para aqueles evangélicos que:


  • insistirem que a Bíblia é inerrante; 
  • acreditarem que foi Deus que criou o mundo e não a evolução; 
  • afirmarem que o casamento é entre um homem e uma mulher; 
  • declararem que só Jesus Cristo salva e que o Cristianismo é a única religião verdadeira; 
  • acreditarem na necessidade da Igreja; 
  • se recusarem a negar qualquer das posições acima.

  

Por: Augustus Nicodemus Lopes      

Culpa e graça

Autor: Paul Tournier

Sinopse
Preocupado com a medicina integral e praticante de psicoterapia, o autor aborda neste livro, através de exemplos reais, as várias dimensões da culpa e o eficiente caminho para a cura.  Todos somos constantemente cercados de críticas, às vezes mordazes e francas, às vezes silenciosas, mas nem por isso menos doloridas. Ficamos aprisionados em um implacável círculo vicioso: toda censura suscita um sentimento de culpa, tanto no crítico quando no criticado, e cada um procura livrar-se como pode do sentimento de culpa.  A culpabilidade está ligada ao relacionamento com os outros, às críticas alheias, ao desprezo social e ao sentimento de inferioridade. Paul Tournier, eminente psiquiatra suiço, começou a sua vida como médico em Genebra, mas foi a sua preocupação com a medicina integral que o tornou conhecido e respeitado em todo o mundo.

Missão romana

Sinopse

No ano 33 d. C. o grande imperador romano Tiberius está perturbado com estranhos eventos: um terremoto balançou seu reino e o céu escureceu como em um eclipse. Parte da população está aos poucos se rebelando, desobedecendo às leis. Tudo isso por causa de uma lenda que está mexendo com todos: um homem, chamado Jesus de Nazaré, teria ressuscitado. Para desmentir esta notícia, Tiberius convoca seu melhor soldado, Tauro, que acaba de retornar da Germânia.

Assista o trailer aqui 



Pastores ateus

Definitivamente não dá. A alienação é muito grande! Às vezes, entre um e outro canal, passo por uma dessas redes com “programas evangélicos”. Paro e tento assistir, mas é de lascar!
Não tenho nada contra os pobres, aliás, nesse país de corruptos sou também mais um pobre lutando pra melhorar de vida. Mas sou contra os pobres de espírito, que só são assim porque sequer abrem o tesouro da Palavra que Deus lhes deu de graça. É gente que entre a Palavra de Deus e a palavra do profeta fica com a palavra do profeta, por mais absurda e contraditória que seja essa palavra.
Pra quem não conhece a Verdade, qualquer palavra se torna verdade.
Em sã consciência não dá pra ficar diante desses ambulantes da fé por muito tempo. Aliás, não me lembro de ter assitido a um desses programas evangélicos do início ao fim. De modo geral acabo vendo, na maioria das vezes, um bando de ladrões usando o nome de Deus; tomando o nome de Deus em vão. Sinceramente, creio que boa parte desses pastores mercantilistas é constituída de ateus. Estão apenas disfarçados de pastores. Eles não temem as conseqüências; e não as temem porque não crêem em Deus. Colocam na boca Daquele em quem não crêem o que Ele nunca disse. Mentem descaradamente! E mais: não pregam a Bíblia, porque não a entendem (ou a desprezam). Antes, pregam a si mesmos, pregam suas neuroses, suas convicções egoístas e mesquinhas. Vivem de estorquir os pobres para encherem seus cofres pessoais.
A estes Jesus dirá no dia do juízo final: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mateus 7:23). O contexto bíblico revela que Jesus se referia aos que se levantavam como líderes e pastores do povo.

Definitivamente, não sou esse “evangélico” dos brasileiros manipulados por tele-evangelista em busca de fama própria. Sou sim um cristão no sentido mais puro da palavra. Pelo menos tento ser. Tento ser um pequeno Cristo, que é o significado original do termo “cristão”. E quanto mais eu tento parecer com Cristo, mais me causa asco essa tranqueira toda, dita em nome de Deus, em franca oposição a tudo o que o Senhor pregou e viveu.
Não é de hoje que os manipuladores usam o nome de Deus, passando-se por cristãos para se enriquecerem. Soube que certa vez perguntaram a Mahatma Gandhi se ele cria no cristianismo. E sua resposta foi: “No vosso Cristo eu creio, no vosso cristianismo não”.
Deus nos dê sabedoria e entendimento para nos livrar da arrogância disfarçada de evangelismo, do egoísmo vestido de piedade, do mentiroso maquiado de verdade. Deus nos livre da ignorância de seguir quem não segue a Jesus.
Jesus censurou duramente aqueles que pregavam a mentira. “Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!”( Mateus 23:16 )
O Evangelho da Palavra é o evangelho da cura sem nenhuma corrente de 21 dias, da graça sem culpas adicionais, do perdão sem qualquer precinho por fora, da presença de Deus sem exibicionismo pessoal. O Evangelho da Palavra é o Evangelho da simplicidade e da inteligência, onde a razão e a fé andam juntas e se sentam nos mesmos bancos, acompanhadas das amigas Hermenêutica e Exegese.
Duas palavras finais. A primeira direcionada às ovelhas: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. (Efésios 5:6).
A segunda palavra é direcionada aos pastores de si mesmos: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! —diz o SENHOR. Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o SENHOR. Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.” (Jeremias 23: 1-3).

Por: Samuel Costa

Cristianismo puro e simples

Autor: C. S. Lewis

Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C. S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões. O livro Cristianismo puro e simples, que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento. Esta edição de qüinquagésimo aniversário nos recorda de uma ocasião em que C. S. Lewis foi capaz de dar conforto e consolação a milhões de pessoas num tempo de guerra e de incertezas; mas suas palavras são tão pertinentes agora quanto em qualquer outra época.

Ponto de decisão

Sinopse 
A estrada do amor verdadeiro sempre é esburacada. Pergunte ao Dave e à Clarice Johnson. Depois de muitos anos de casamento, a afeição de um pelo outro está sendo duramente testada pelas reviravoltas da vida. Um acidente de carro obriga a Clarice a suspender temporariamente as suas atividades, e o casal tem que lidar com tentações carnais, problemas financeiros e desafios emocionais que ameaçam o amor que um sente pelo outro.

Assista o trailer aqui