Para vivermos uma vida bem-sucedida no presente e caminharmos rumo ao futuro que Deus planejou para nós, temos de deixar o passado. Se não fizermos isso, ele alterará nossa perspectiva do presente e afetará tudo o que fizermos.
A falta de perdão de nossa parte para com as pessoas e acontecimentos do nosso passado nos impedirá de sermos totalmente libertos deles,
Para superar a falta de perdão, temos de soltar tudo, exceto a mão de Deus. Significa soltar o que precisa ser solto e aceitar o que precisa ser aceito. Até mesmo um incidente que ocorreu ontem deve ser submetido a Deus para não comprometer nosso futuro. Podemos nos torturar durante a noite com insônia, por causa de algo que ocorreu poucas horas antes. Também podemos viver presos a um passado distante, devido à falta de perdão para com pessoas que feriram nossos ancestrais, nas gerações passadas.
Muitas vezes nós nos recusamos a esquecer a injustiça e liberar o perdão aos outros simplesmente porque não podemos receber a graça que Deus nos oferece por meio do seu perdão.
Quando caminhamos com o Senhor, a cura, o livramento e o crescimento são constantes em nossa vida. Por isso, o que era uma realidade em nossa vida no ano passado não precisa necessariamente ser uma realidade hoje.
Se existem coisas em sua vida sobre as quais você tem uma escolha, e mesmo assim continua fazendo repetidamente a escolha errada, é provável que de alguma forma você esteja preso ao passado. Não existem atalhos para a cura emocional, mas ela pode ocorrer se você se aproxima de Deus e passa a dar um passo de cada vez com ele. Quando você coloca Jesus como Senhor sobre o seu passado e se dispõe a perdoar a si mesmo e às outras pessoas, ele pode libertá-lo.
Podemos ficar presos aos complexos negativos do passado quando não admitimos a nossaparte neles. Vemos as injustiças cometidas contra nós, mas não percebemos que de certa forma continuamos responsáveis pelas nossas atitudes. Se vivermos com medo, dúvida, raiva, ódio, ressentimento, amargura e falta de perdão em relação a algo ocorrido no passado — mesmo que tais atitudes pareçam totalmente legítimas —, sofreremos por causa disso. Não podemos ficar no escuro a respeito da questão da responsabilidade. Jesus veio "para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz" (Lc 1:79). Temos de estar em paz com o nosso passado.
Se você está numa situação na qual não é capaz de enxergar um futuro para si, pode ser que isso esteja ocorrendo porque você acredita que o passado o impede de se encaminhar para o futuro que Deus tem para você. Se você diz: "eu não devia ter feito isso"; "aquilo não devia ter acontecido"; "se eu tivesse feito de outra maneira, não estaria nesta situação hoje"; ou "perdi para sempre o tipo de vida que poderia ter", lembre-se que esses pensamentos não são verdadeiros. A verdade é que Deus redime todas as coisas - inclusive nosso passado. Ele vem ao nosso encontro quando nos debatemos para manter a cabeça acima das águas profundas das feridas c fracassos do passado e nos leva ao lugar onde deveríamos estar. Ele não faz isso num passe de mágica. Age dando um passo de cada vez, à medida que dependemos dele.
Depois que você se livrar do passado, não olhe mais para trás.
Ao olhar para trás, você vê tudo o que não fez. Ao olhar muito adiante, você verá tudo o que acha que não pode fazer. É melhor você se concentrar no estágio onde está e dizer: "Deus, dá-me a habilidade para fazer o que tenho de fazer hoje".
Se o seu passado é como uma antiga canção que você canta com tanta freqüência que se tornou o tema de sua vida, pare a música e peça a Deus que coloque um novo cântico nos seus lábios.
Stormie Omartian. In: O poder da oração em tempos difíceis.